Resoluções culinárias + Truta com manteiga de nozes

Sei que já estamos na segunda quinzena de janeiro, mas só na semana passada eu tive vontade de estabelecer resoluções de ano novo relacionadas à comida. A ideia veio quando comprei e preparei uma truta que não teve final feliz. O triste destino dela me fez pensar em como posso melhorar a forma como cozinho e me relaciono com a comida.

Essa é a minha lista:

1. Não cozinhar cansada.

Quando estou muito cansada, tenho sempre a impressão de que vai ser relaxante preparar e comer uma comida especial. Foi o que aconteceu no dia que comprei a truta: estava um caco, mas ainda assim fui no supermercado, escolhi ingredientes, entrei na fila, peguei ônibus, cheguei em casa e cozinhei. O peixe não ficou como eu gostaria, e não foi a primeira vez que isso aconteceu. Este ano, quero aprender a identificar este nível de cansaço que impossibilita a dedicação necessária para qualquer receita que não seja um sanduíche ou uma salada.

(Ainda bem que sobrou um pouco da truta para eu tentar a receita de novo, dessa vez descansada.)

2. Fazer pelo menos uma receita de um livro por mês.

Tenho o maior amor do mundo pela minha pequena biblioteca culinária, mas o vício no Pinterest me afastou um pouco dos livros em 2013. Estou sentindo falta de sentar no sofá com uma pilha de livros, folheá-los para encontrar uma receita específica – ou só para me perder nas páginas – e ir para a cozinha com um deles embaixo do braço.

3. Consumir alimentos de acordo com a época.

Isso é algo que tentei em 2013 e não consegui muito bem, na maioria das vezes por preguiça de consultar o que realmente está na safra. Cozinhar de acordo com a sazonalidade tem várias vantagens: alimentos na época são mais baratos, estão na sua melhor forma (morangos mais doces, tomates mais suculentos, verduras mais crocantes etc), têm mais vitaminas, minerais e antioxidantes e fazem bem para o meio ambiente, já que, para disponibilizar produtos fora de época, é preciso tratar o solo com mais química ou arranjar longas viagens entre uma localidade e outra.

E você, o que vai fazer diferente na sua cozinha este ano?

***

Truta na manteiga de nozes

Antes que você ache que esse é um prato sofisticado, deixe eu explicar: apesar de usar ingredientes mais caros, ele não envolve nenhuma técnica avançada ou utensílio diferente. E, ainda por cima é rápido, já que levei meia hora para fazer tudo. A truta pode ser substituída facilmente por salmão. Aliás, eu só não levei este porque ele estava mais caro. As nozes podem ser substituídas por castanhas-do-pará ou amêndoas. Comida especial não é sinônimo de complicação, eu juro!

truta na manteiga de nozes

Rendimento: duas porções

Ingredientes

– 2 filés de truta (cerca de 170 gramas cada)
– 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal
– 2 colheres (sopa) de nozes picadas grosseiramente
– 1 colher (chá) de raspas de limão (evite ao máximo ralar a parte branca, que é amarga)
– 1 colher (chá) de suco do limão
– ¼ de xícara (chá) de farinha
– Sal e pimenta do reino à gosto

Opcional: salsinha picada para finalizar, limões para servir

Como fazer

1. Bata no processador ou liquidificador 4 colheres de manteiga com 1 colher de sopa de nozes, as raspas e o suco de limão, o sal e a pimenta, até virar uma pastinha.

2. Tempere os filés com sal e pimenta. Coloque a farinha em um prato e pressione os dois lados do peixe sobre a ela, tirando o excesso em seguida com leves batidinhas.

3. Coloque uma frigideira grande em fogo médio e derreta as duas colheres restantes da manteiga. Quando espumar, adicione as trutas e doure os dois lados, virando apenas uma vez, até que estejam bem douradas e seja possível desfiar a carne com um garfo – cerca de 3 ou 4 minutos. Se a frigideira não for grande, faça esse processo em duas levas, usando uma colher de manteiga para cada filé.

4. Transfira os filés para um prato. Na mesma frigideira, junte o restante das nozes picadas e mexa até ficarem douradas. Adicione a mistura de manteiga e continue mexendo com uma colher até que a manteiga fique bem dourada e solte um cheiro de avelã.

5. Distribua o molho por cima das trutas, decore com salsinha e sirva com limões partidos.

truta na manteiga de nozes-3

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. dea lucia disse:

    minha resolução para 2014 é continuar a comer o que vc prepara. Simplesmente delicioso.

Comente!