Um quarteirão de cheiros + Bolo de chocolate (quase) saudável

Talvez um dos sentimentos mais reconfortantes do mundo seja chegar na esquina da própria casa. No fim da tarde, no bairro onde passei a maior parte da vida, esses passos de entrada no meu pedaço de rua tinham o cheiro abaunilhado das damas-da-noite da dona Laura. Um pouco mais à frente, sentia o vapor acre do cachorro-quente que era vendido na porta do colégio da rua. A casa da Lindomar cheirava a coisas fritas. A do Anderson tinha perfume de cera de ardósia. Quando finalmente chegava na beirada do meu portão, na primeira nota que entrava no nariz eu já sabia o que tinha para o jantar – ainda mais quando era dia de macarronada.

Voltando da escola durante o dia, quando as flores da dona Laura estavam dormindo, os cheiros eram bem mais sutis: planta molhada, cachorro voltando do petshop, marmita amarrada no pano de prato. Chegando perto de casa, o cheiro era de feijão novo ou de alho sendo refogado para o arroz. Já o fim de semana agitado não dava espaço para cheiros. Entre uma volta de patins e outra talvez eu sentisse, lá da esquina, que alguém na rua estava assando um bolo de chocolate. E quando essa pessoa era minha mãe, era como se tivesse ganhado presente fora do Natal.

Um dia vou me esquecer de como eram as casas da minha rua, de que cor era o portão da escola e qual era o número do ônibus que passava ali. Pode até ser que me esqueça de como era minha casa, não me lembre da sua porta de madeira escura e do jardim da entrada. Mas dos cheiros não vou esquecer, porque não são só lembranças. Estão gravados em mim como se fossem os talhos da porta daquela casa. Não são só memórias, são marcas.

***
Bolo de chocolate (quase) saudável

Não há como chamar um bolo de chocolate de saudável, mas se tem um que chega perto, é esse. Ele não é um bolo tão decadente como esse, então não posso chamá-lo de melhor bolo de mundo, mas é uma opção muito gostosa para aqueles dias que você quer algo que pese menos a consciência. E ainda é bem pequeno, ou seja, sem chance de comer demais!

bolo de chocolate saudável-5

Ingredientes

– 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo integral
– 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo comum
– ½ xícara (chá) de cacau em pó
– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
– ¾ de colher (chá) de fermento químico em pó
– ¼ de colher (chá) de canela
– ¼ de colher (chá) de sal
– 1 ovo grande
– 1 xícara (chá) de açúcar mascavo (aperte levemente na xícara para medir)
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 1 xícara de cenoura ralada no lado fino do ralador
– 2/3 de xícara de iogurte
– Açúcar de confeiteiro para peneirar (opcional)

Como fazer

1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de bolo redonda de 20 cm. (Se você só tiver formas maiores, o bolo ficará mais baixinho).

2. Numa vasilha média, misture os ingredientes secos: as farinhas, o cacau, o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal.

3. Na tigela da batedeira, em velocidade média, bata o ovo e o açúcar até que a mistura cresça e fique cremosa; cerca de 3 minutos. Junte o extrato de baunilha, a cenoura e o iogurte e bata apenas até misturar.

4. Abaixe a velocidade e junte os ingredientes secos em três adições, batendo apenas até a farinha desaparecer na massa. Raspe as laterais da tigela com uma espátula entre uma adição e outra.

5. Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia seco. Deixe o bolo amornar e passe uma faquinha nas laterais para ajudar na hora de desenformar. Quando estiver completamente frio, desenforme, peneire com açúcar de confeiteiro e sirva.

bolo de chocolate saudável

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Heglaé disse:

    Eu fiz este bolo e troquei a farinha branca por farinha de arroz integral. Ficou maravilhoso! Super molhadinho e fofo. Gostei muito dessa receita pois ninguém diz qie é integral!

  2. sonalinsana disse:

    Vou experimentar! Já fiz um bolo de chocolate com abobrinha e outro com beterraba e os dois ficaram uma delícia! 😀

  3. Júlia Caires disse:

    Pq vc diz que ele não é o melhor bolo? Particularmente, costumo achar os bolos feitos com cacau um pouco amargos. Talvez por causa do paladar formado por bolos de chocolate feitos com achocolatado o que resulta num bolo doce. Bjs

    • marina maria disse:

      Ei Júlia! Eu falo isso porque meu coração de gordinha acha que para um bolo de chocolate ser o melhor, precisa de cobertura! rsrs. Além disso, como você bem apontou, este também é pouco doce, não só por usar cacau, mas também porque a quantidade de açúcar é pequena. Ainda assim, ele é uma deícia! 😉

  1. 3 de dezembro de 2013

    […] – Para os amantes de bacon, uma geleia do dito-cujo – Para os apaixonados por brigadeiros, um bem classudo – Para os formigas, um pote de calda de caramelo – Para os de dieta, um bolo de chocolate quase saudável […]

Comente!