Top 5 receitas para aproveitar o fim do inverno

Pelo calendário das estações, a primavera começa no hemisfério sul no dia 22 de setembro. Isso significa que, teoricamente, temos ainda 23 dias para aproveitar o inverno, mesmo que o tempo frio só tenha aparecido com força em algumas cidades do Brasil. Aqui em Belo Horizonte, meus casacos favoritos mal saíram do armário… Em compensação, o Sul mostrou a que veio e tivemos uma ótima produção de bonecos de neve por lá!

Mesmo assim eu, “coração de gordinha” que sou, acho que qualquer 18 graus já é desculpa para comer comidas do frio, aquelas bem quentinhas, cremosas, perfumadas… E é tempo de morango e abóbora, duas das minhas coisas favoritas. Resta então aproveitar esse fim de inverno do jeito mais gostoso do mundo: comendo!

Separei aqui as minhas 5 receitas favoritas para essa época do ano:

1. Chocolate quente cremoso

chocolate quente perfeito

O segredo é fazer com antecedência e aquecer no dia de servir. Dá para preparar na sexta à noite, por exemplo, e curtir durante o fim de semana. Se eu fosse esperta, vendia esse chocolate quente na rua, porque ele é simplesmente incrível.

2. Bolo vitoriano de morangos

DSC04799

Os morangos estão no finzinho da safra e por isso com preços camaradas no mercado. Aqui em BH eu não dei sorte: todos que comprei estavam muito azedos, tirando um orgânico que encontrei numa vendinha. Se você consegue achar morangos doces onde mora, eles são ideais para este bolo.

3. Sopa de tomate assado

Sopa de tomate pelado assado

Muito simples de fazer, é bem saborosa e ótima para comer com torradinhas ou como entrada para um prato principal de carne.

4. Rigatoni com molho de abóbora e gorgonzola

moranga_gorgonzola_1

Esse molho talvez seja o meu favorito. A combinação da abóbora com gorgonzola é perfeita e resulta num molho bem cremoso. Já fiz com abóbora moranga e com a japonesa e fica muito bom com os dois tipos. Aproveite o fim da safra!

5. Nhoque de abóbora na manteiga de sálvia

nhoque_abobora_salvia_1

Assim como o gorgonzola, outro par perfeito para a abóbora é a sálvia. O nhoque dá um pouquinho de trabalho para fazer, mas depois vale TANTO a pena que você nem vai se lembrar dessa parte.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. wair de paula disse:

    a sopa de tomates assados já faz parte do cardápio aqui de casa, inclusive com algumas variações (a melhor leva jerez…). mas este molho de abóbora para o rigatoni eu não conhecia, e como estou numa fase abóbora (devido a 65 quilos desta que comprei para compor uma foto…), muito bom este cardápio invernal.
    abraços, e se vender o chocolate quente, já pense no delivery!

    • marina maria disse:

      Haha como assim você comprou 65 quilos de abóbora para uma foto, Wair??? Assim, eu amo abóbora, mas nem saberia o que fazer com isso tudo… Te garanto que o molho com gorgonzola é um bom destino! rsrs. E depois me conte dessa sopa de tomate com xerez, fiquei interessada! O chocolate quente é um plano B: se tudo der errado vou pra Gramado concorrer com o famoso chocolate quente da Caracol…rs. Um abraço!