Rachel Khoo + Salada de inverno com legumes assados e mousse de gorgonzola

Outro dia comentei na página do Sal de Bolinha no Facebook que minha nova obsessão é a Rachel Khoo. Quando vi seu programa de culinária pela primeira vez, há alguns meses, corri para a internet para saber de onde tinha surgido aquela mulher linda, naquela cozinha fofa, com aquele sotaque de morrer.

Descobri que ela era inglesa, se mudou para Paris para estudar na Le Cordon Bleu e acabou abrindo um restaurante “pop up” na sua casa, onde servia jantar apenas para dois casais por noite. A ideia do restaurante começou a se espalhar pelas redes sociais e fez muito sucesso entre os franceses. Depois de escrever dois livros em Paris, estreou no ano passado o programa “The Little Kitchen” pela BBC.

Eu poderia falar sobre o jeito dela “normal” com que ela faz o programa, sem usar as descrições literárias da Nigella ou jeito desorientado do Jamie Oliver, ou do estilo vintage (que eu amo) de suas roupas e do cabelo, ou da maravilha que são receitas que não tem vergonha de usar bacon ou manteiga… Mas vou falar da cozinha. Gente, o que é essa cozinha?

É linda. E é pequena. De repente, eu que sempre quis uma cozinha imensa, com mil utensílios e uma batedeira Kitchen Aid cobalto, percebi que não só ela prepara pratos diariamente nesse espaço limitado, como abriu um restaurante em casa e filma um programa de TV ali mesmo, com a bancada pequena, o fogareiro de duas bocas e utensílios meio velhinhos, como uma bacia branca que parece bem rodada e ela usa para misturar tudo. O engraçado é que esse é o tipo de coisa que acontece todos os dias pelas casas do mundo: pessoas cozinhando coisas deliciosas em cozinhas pequenas, com poucos utensílios. Daí a gente vê na TV e acha incrível…

Só sei que, de tanto assistir esse programa, fico me perguntando se devo mesmo fazer aquelas compras para a cozinha que estavam nos meus planos. Será que vale mais investir no conhecimento do que no equipamento?

(Se você quer saber mais da Rachel Khoo, recomendo essa matéria do The Guardian)

***

Salada de inverno com legumes assados e mousse de gorgonzola
O frio está chegando devagar e com ele a vontade de comer salada some. Por isso, acho que essa versão com legumes assados e com o toque aveludado do mousse de gorgonzola é capaz de ressuscitar (ou despertar) em qualquer um o prazer de comer vegetais.

Salada_Inverno_1

Inspirada por uma receita da Rachel Khoo

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

– 2 cenouras
– 1 beterraba pequena
– 1 cebola pequena
– 10  a 12 vagens
– 1 maça fugi pequena
– 2 colheres de sopa de óleo de girassol

Para a mousse

– 25 gramas ( duas fatias grossinhas) de queijo gorgonzola
– 1/2 colher de sopa leite integral
– 1 colher sopa de creme de leite

Para o vinagrete

– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de chá de suco de limão
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto


Como fazer

1. Comece pela mousse de gorgonzola. Coloque todos os ingredientes em uma tigelinha e vá amassando o queijo com um garfo, enquanto mistura. Leve essa pastinha para a geladeira enquanto prepara o resto da salada.

2. Para o vinagrete, misture todos os ingredientes e bata com um garfo até ficar bem homogêneo. Tempere e leve também para a geladeira.

3. Preaqueça o forno a 200 graus. Corte a cenoura no meio, no sentido do comprimento. Parta no meio novamente e corte os filetes pela metade. Tire as pontas da vagem e parta ao meio. Corte a cebola em 4 partes no sentido do comprimento e desprenda suas camadas.

4. Arrume todos os legumes numa assadeira em uma só camada, com alguns centímetros de espaço entre eles. Regue com o óleo e misture bem.

5. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que os legumes comecem a dourar. Nesse ponto, tire o miolo da maçã, corte em fatias e junte-a aos legumes na assadeira. Asse por mais 10 minutos ou até que os legumes estejam dourados, porém ainda crocantes.

6. Enquanto isso, descasque a beterraba e corte fatias finas. (Se você não gosta da beterraba crua, leve-a ao forno separadamente, para não tingir todos os legumes de rosa).

7. Para montar a salada, faça um “composée”, como dizem os franceses. Em vez de misturar tudo,  arrume cada pedaço de legume no prato por vez, como se fosse montar um desenho. Com uma colherinha, coloque porções de mousse nos espaços entre os legumes e regue com o vinagrete.

  Salada_Inverno_2

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 6 de junho de 2013

    […] Salada de inverno com mousse de gorgonzola Prato Principal: Costelinha ao molho barbecue e purê de batatas com alho Sobremesa: Trufas de […]

Comente!