Comida americana e um “mac and cheese” de gouda

Estive nos Estados Unidos duas vezes, em 2002 e 2004, onde morei por alguns meses na cidade de Gainesville, na Georgia. Lá trabalhei como monitora de colônia de férias e pude conviver com vários estereótipos que temos dos norte-americanos. O mais legal, no entanto, foi aprender como estava errada sobre a maioria deles.

Essa é uma história longa, mas uma parte do que me impressionou foi descobrir que a alimentação lá não se resumia a fast-food, refrigerante e biscoito Oreo. Que existiam vários pratos típicos em cada região e algumas famílias ainda se dispunham a cozinhá-los em casa.

Na minha primeira viagem, a crise adolescente falou mais alto e eu só me alimentei de porcarias – basicamente pizza, hamburguer e sorvete. Acho que comi uma maçã em algum momento dos dois meses que passei lá, mas foi só.

Na segunda vez, um pouco mais velha, me interessei sobre o que se comia nas casas daquela cidade sulista de 30 mil e poucas pessoas. E aprendi a tomar sweet tea, uma chá gelado tão doce que parece horrível da primeira vez, mas depois vicia. Comi o melhor frango frito do universo. No café-da-manhã dos fins de semana, às vezes tinha biscuits, um pãozinho amanteigado delicioso, e às vezes cornbread, um pão de milho bem tradicional. Aos poucos fui conhecendo as raízes da cidade e entendendo o que existia para além das redes de fast-food.

O macaroni and cheese, ou simplesmente “mac and cheese”, não é específido da Georgia ou do sul dos EUA, ainda que algumas histórias contem que ele apareceu primeiro na Virgínia. Ainda assim, foi sem dúvida uma das comidas que mais aprendi a gostar. Nunca arrisquei fazê-lo no Brasil porque é muito difícil encontrar cheddar por aqui (falo do queijo de verdade, e não aqueles requeijões com sabor artificial).

Um dia, passando pelo supermercado, vi um pedaço de gouda e imaginei que poderia ser um bom substituto. O sabor não ficou igual, mas me surpreendi com o quanto ficou gostoso. Me fez matar um pouco a saudade de ser adolescente nas terras do Tio Sam…

***
Mac & cheese de gouda
O preparo da receita não tem muito segredo, mas é importante não deixar o molho branco muito denso, já que ele engrossa quando vai ao forno. É uma delícia comer bem quentinho e combina com um bom vinho!

Mac_cheese_1

Para duas pessoas com fome

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 1/2 xícara de chá de leite
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– Sal, noz moscada e pimenta do reino à gosto
– 1 xícara cheia de queijo gouda ralado (130 gramas)
– 1/2 xícara de parmesão ralado na hora (35 gramas)
– 2 xícaras (200 g) de macarrão curto (o mais tradicional é o “elbow” ou “cotovelo”, que é difícil de achar, então usei o “serpentini”)
– 2 fatias de pão de forma branco sem a casca cortado em cubinhos

Como fazer

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Unte uma travessa média com manteiga e reserve.

2. Coloque os cubos de pão numa tigela. Numa panela pequena ou no microondas, derreta ½ colher de manteiga e jogue sobre o pão picado, misturando delicadamente.

3. Aqueça o leite numa panela ou microondas.

4. Derreta o restante da manteiga (1  ½ colher) numa panela pequena. Quando a manteiga começar a borbulhar, adicione a farinha. Misture rapidamente até que a farinha cozinhe, cerca de um minuto.

5. Usando um batedor de arames, vá adicionando o leite quente à farinha aos poucos (aos poucos mesmo, quase pingando), mexendo constantemente para não empelotar. A mistura vai borbulhar e começar a engrossar. Quando atingir um ponto cremoso, retire do fogo.

6. Adicione a pimenta, noz moscada e sal. Lembre-se que os queijos já possuem sal, então é bom não colocar muito. Misture ¾ de xícara do gouda e ¼ de xícara do parmesão.

7. Coloque água para ferver numa panela grande e cozinhe o macarrão por três minutos a menos do tempo indicado na embalagem. Jogue o macarrão no escorredor e passe-o por água corrente, escorrendo bem a água.

8. Misture o macarrão ao molho. Transfira para a assadeira untada e salpique o restante dos queijos por cima seguidos pelos cubos de pão. Asse por cerca de 20 minutos, até que fique dourado por cima e o macarrão esteja al dente.

Mac_cheese_2

Você pode gostar...

Comente!