Mixtape 06 – Roxette e sopa de cebola

Depois de um tempo sem aparecer por aqui, a sessão Mixtape está de volta! Hoje o dono da playlist AND da receita é o Bruno, que vêm defender seu amor por cantoras dos anos 80 e por cebolas.

Antes de mais nada, vamos direto ao ponto: sim, eu sou fã do Roxette. Sim, eu acho Per Gessle um gênio e claro que sim, acho que Marie Fredriksson é a maior cantora pop que já pisou neste pequeno planeta que habitamos. E antes que você comece a rir sim, eu sei que o último sucesso deles deve ter sido lançado em 1995. Mas isso não me interessa nem um pouco. 100% das pessoas que me dizem que Roxette é uma porcaria conhecem apenas os clássicos da banda que, concordo, não são exatamente um primor (embora “Fading Like a Flower” seja uma pequena pérola da dor de corno mundial).

Mas o que isso tem a ver com um blog de culinária? Para essa receita, eu te digo, tem muito. Experimente convidar alguém para ir à sua casa tomar uma sopa de cebola e veja a primeira reação da pessoa. Todos torcem o nariz. “Mas como assim, sopa de cebola?” É, é isso mesmo, sopa de cebola. Mas eu garanto que o nariz deixa de ficar torcido logo na primeira colherada e não sobra quase nada na panela.

É um jantar ideal para se preparar à dois, fácil, rápido e barato. E para esse momento, montei uma trilha sonora composta por lados B do Roxette. Mas não quero desgastar o som dessa grande banda. É claro que o Roxette é imbatível, mas a música pop não vive só deles. Monópolio nunca é bom. Por isso terminei a playlist em grande estilo, com Annie Lennox.

[gigya src=”http://grooveshark.com/widget.swf” type=”application/x-shockwave-flash” width=”250″ height=”250″ flashvars=”hostname=cowbell.grooveshark.com&playlistID=75278760&bbg=000000&bth=000000&pfg=000000&lfg=000000&bt=FFFFFF&pbg=FFFFFF&pfgh=FFFFFF&si=FFFFFF&lbg=FFFFFF&lfgh=FFFFFF&sb=FFFFFF&bfg=666666&pbgh=666666&lbgh=666666&sbh=666666&p=0″ allowScriptAccess=”always” wmode=”window”]

***

Sopa de Cebola
Quando fui para a cozinha preparar essa sopa, cometi dois erros cruciais para qualquer cozinheiro: esqueci de anotar a forma de preparo da receita e não conferi se tinha todos os ingredientes antes de começar. Então coloquei a receita do Bruno do jeito que ele me passou e fui fazendo os comentários na frente de como fiz na hora… O importante é o resultado, e esse foi ótimo!

Ingredientes

– 3 cebolas grandes ( cerca de 500g)
– 1,5 litros de caldo de carne (se for usar o caldo de caixinha, dissolva dois deles em 1,5 de água)
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 1/2 xícara de chá de leite integral (eu não tinha leite e resolvi usar vinho branco: usei 4 colheres de sopa)
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de manteiga

Para a finalização
– Fatias de pão francês
– Queijo ralado (eu usei parmesão, mas se quisesse ser francesa mesmo, teria que ter usada o gruyère)

Como fazer

1. Fatie as cebolas em rodelas finas. Se quiser, parta as rodelas ao meio. Numa panela média de fundo grosso, aqueça a manteiga e o azeite no fogo baixo. Junte as cebolas e refogue por cerca de 15 minutos, sempre mexendo, até que adquiram um tom dourado-claro. (Nesse ponto eu juntei o vinho e mexi bem, raspando o jundo da panela. Depois polvilhei a farinha e continuei mexendo uns dois minutos. Só depois pus o caldo, que era o próximo passo da receita)

2. Junte o caldo de carne e deixe a sopa reduzir por uns 30 minutos, mexendo de vez em quando.

3. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Desligue o fogo e deixe a sopa esfriar um pouco. Bata o liquido no processador ou liquidificador. Volte com ela para a panela e, quando levantar fervura, adicione a farinha dissolvida na 1/2 xícara de leite. (Como não tinha leite, eu pulei essa parte. Só voltei com ela para o fogão e temperei).

4. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, noz moscada e tomilho. Distribua a sopa em tigelinhas, coloque as fatias de pão por cima e cubra com queijo ralado. Leve ao forno por uns 10 minutos, até gratinar.


Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Vanessa disse:

    Deve ser uma maravilha! Vou fazer.

  1. 6 de junho de 2013

    […] Sopa de cebola Prato Principal: Penne ao molho de linguiça e creme de leite Sobremesa: Alfajor […]