Chá de sumiço + Sopa de abóbora com alho assado

Nada me desespera mais do que a sensação de que as coisas não cabem naquele minuto, naquela hora. Que o ponteiro do relógio tá que corre e de repente o sol vai sumindo, a energia também, e o dia acabou. É nesse momento que eu respiro fundo e tento me conformar com aquela velha história de priorizar. Só que eu nunca priorizo com a consciência completamente tranquila: no fundo da minha cabeça, as coisas que não consegui fazer por falta de tempo vão se alinhando, formando uma fila que ultimamente está loooonga, mais longa que a fila da merenda na escola.

Sei que essa desculpa é velha, mas é a que eu tenho para explicar a ausência aqui no blog. Não é por falta de ideias, ou de inspiração, ou de vontade de compartilhar, mas é por falta de um poder sobrenatural que possa controlar tempo e espaço e fazer caber tudo numa semana. Mas eu continuo tentando, gente! Em breve as coisas ficarão mais tranquilas e eu volto a postar com a frequencia de sempre. Aguentem aí!

***
Sopa de abóbora com alho assado
Sim, mais uma receita com abóbora… mas fazer o que se eu adoro esse legume? Essa sopa consegue combinar a delicadeza da abóbora com a personalidade do alho, resultando numa refeição muito gostosa. Sugiro servir com torradinhas de pão e quem sabe um pouco de gorgonzola picado por cima.

Um nadinha adaptado daqui.

Rende 2 porções grandes

Ingredientes

– 1kg de abóbora japonesa
– 1/2 cebola ainda com casca
– 4 dentes de alho com casca
– 1/4 de xícara de creme de ricota (a receita original pede creme de leite)
– 1 e 1/2 de xícara de água
– Azeite, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada à gosto

Como fazer

1. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte ao meio a abóbora e tire as sementes e os fios. Deixe a abóbora com a cavidade para cima e coloque nela a cebola e os dentes de alho. Joque um fio de azeite por cima e embrulhe com papel alumínio. Coloque numa assadeira e asse por cerca de 30 minutos, até que a abóbora esteja macia.

2. Retire a polpa da abóbora com uma colher. Tire a casca da cebola e dos dentes de alho. e junte todos os ingredientes no processador. Adicione 1/2 xícara de água e bata até ficar homogênio.

3. Leve essa mistura ao fogo médio, junte mais 1 xícara de água e o creme de leite (ou creme de ricota). Misture, tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe levantar fervura. Se você gosta da sopa lisinha, como eu, passe o creme por uma paneira antes de servie, para se livrar de algum fiapo ou pedaço de casca que tenha ficado para trás. Sirva quente.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Lylia disse:

    OI Marina,
    Você sabe que seu comentário me deu até um certo alívio ? Às vezes penso que sou só eu que passo por essa situação.Ontem, inclusvie, minha postagem, foi sobre isso,minha absoluta falta de tempo para dar conta de tudo que preciso.Como é difícil.. Mas sempre tenho a esperança de saber organizar esse tempo que parece escorrer das minhas mãos…
    Bj,
    Lylia

    • marina maria disse:

      Tá vendo como estou, Lylia, não consegui nem responder seu comentário no dia. E tenho andado super em falta com a leitura do seu blog! O seu e todos os outros. Mas acho que uma hora as coisas acalmam, nem que seja para esperar pela próxima ventania!

      Um beijo!