Mixtape 04 – Meus anos 90 e nuggets caseiros

Para terminar a onda de nostalgia que comecei com os posts da semana passada, tá aí uma mixtape com o que eu ouvia em 96,97… Quando eu não tinha o menor problema em gostar de Spice Girls e Nirvana ao mesmo tempo.

De todas as coisas que comia nessa época, uma delas deixou de frequentar meus pratos desde então: nuggets. Naquele tempo todo mundo consumia congelados/processados sem a menor preocupação – na verdade era bem legal poder comprar lasanha e hambúrguer direto do freezer do supermercado. Depois que entendi que nuggets são feitos de todo tipo de sobra de aves “mecanicamente separadas” banhadas em amônia, corantes e conservantes, dei adeus para eles. Mas agora resolvi relembrar dessa época fazendo uma versão caseira deles. Para comer ouvindo “Ohhhh we’re half way there! Oh oh livin’ on a prayer!”

[gigya src=”http://grooveshark.com/widget.swf” type=”application/x-shockwave-flash” width=”250″ height=”250″ flashvars=”hostname=cowbell.grooveshark.com&playlistID=66734167&bbg=000000&bth=000000&pfg=000000&lfg=000000&bt=FFFFFF&pbg=FFFFFF&pfgh=FFFFFF&si=FFFFFF&lbg=FFFFFF&lfgh=FFFFFF&sb=FFFFFF&bfg=666666&pbgh=666666&lbgh=666666&sbh=666666&p=0″ allowScriptAccess=”always” wmode=”window”]

Nuggets caseiros
Para preparar essa receita eu usei uma dica que aprendi quando morei nos EUA, mais especificamente na Georgia, o “estado do frango empanado”: fazer uma marinada no leite. Isso deixa a carne úmida, mesmo indo ao forno.  Se quiser aquele aspecto mais “compactado” dos nuggets, você pode processar a carne, adicionar um ovo para dar liga, formar os pedacinhos com a mão e depois seguir passando na farinha. Também deixo com você a opção de fritar: até acho que ficariam mais saborosos, mas fazer fritura é algo que realmente não curto. Além disso gostei bastante do resultado do forno; sequinhos por fora e macios por dentro.

Rendimento: cerca de 15 nuggets

Ingredientes
– 300 gramas de peito de frango limpo (de preferência orgânico)
– 3/4 de  xícara de leite
– 1 dente de alho picado
– 1 e 1/2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
– 1/3 de xícara de farinha de milho amarela (do tipo flocada)
– 3 colheres cheias de parmesão ralado
– 1/2 colher de chá de pápicra picante em pó
– Sal e pimenta do reino à gosto

Como fazer

1. Parta o peito de frango em pedaços pequenos, com cerca de 5 cm de comprimento. Numa tigela média, misture o leite, o alho picado e a salsinha. Tempere com sal e pimenta e junte os pedaços de frango. Deixe-os nessa marinada por cerca de uma hora.

2. Pré-aqueça o forno a 220º. Forre uma assadeira média com papel manteiga e unte levemente por cima.

3. Misture numa vasilha a farinha de milho, a páprica e o parmesão.

4. Vá tirando os pedaços de frango da marinada, mantendo-os ainda úmidos de leite. Passe-os na mistura de farinha, cobrindo-os totalmente e apertando levemente para a farinha aderir na pele do frango.

5. Transfira-os para a assadeira preparada e leve ao forno por cerca de 20 minutos, virando-os no metade do tempo. Sirva quente.

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Viviane disse:

    Oi Marina, boa noite!
    Eu posso congelar os nuggets, deixando para assar depois?
    Bjs e obrigada

  2. Oi 🙂

    Seu qye a receita é de 3 anos atrás, mas… Outro dia tentei fazer, e passar o frango direto do leito pra farinha de milho não deu certo, não grudava. Não sei se fiz algo errado. Mas aí passei eles na farinha de trigo, no ovo e depois na de milho, aí ficou foda!

    • marinamaria disse:

      Ei Rogerio! Essa receita é antiga mesmo, mas eu faço ela sempre, sabia? E a minha farinha sempre gruda de boa… Será que é porque deixo o pedaço de frango bem molhado de leite? Ou porque minha farinha é mais fina? Bom, não sei o que pode ser, mas ainda bem que vc achou uma solução que deu certo no final das contas! Obrigada por ter vindo me contar. 😉 Um beijo!

  3. luciana disse:

    paprica doce ou picante? vou testar!

  4. Ana Lucia. disse:

    Oi Lylia!
    Passando na procura de uma receita achei por acaso seu blog e amei,voltarei….
    Bom dia t+.

  5. jula disse:

    claro que a primeira música tinha que ser living on a prayer!!!! vou super tentar essa receita, taí uma coisa que sempre quis fazer em casa.

  6. Lylia disse:

    Oi Marina, estou adorando ler essas recordações. As memórias gustativas sempre estão associadas a alguma época.
    Eu também, depois que soube como eram feitos os nuggets parei de come-los. Vou fazer sua receita e depois lhe conto.
    Bj e parabéns pelos ótimos textos,
    Lylia

  1. 24 de julho de 2014

    […] 8. Nuggets […]

Comente!