Chuva de verão e bolo de baunilha

Primeiro venta um vento de pedaços de flor e cheiro de mato com toque de hortelã. O sol se esconde  no canto direito das nuvens. O céu se decide por um cinza-amarelado. Aí aparece devagar e baixinho: plim, plom, plam. Plim, plim. Plam. O plim, veja, traz quase uma preguiça, como se as gotas estivessem enrolando para cair – “ah nem, hoje não…”  O plam já começa a ser mais  decidido e, junto com o plom, sabe onde quer molhar. E o brum… esse chega a ser arrogante. Vem com luzes e estrondos e não deixa ninguém dar opinião no que ele pretende fazer. Faz barulho, afasta bicho, pessoa. Sempre tão ranzinza.

Depois tudo pára.

Fica pra trás só a melancolia que se respira em dias de chuva.

***

O bolo de baunilha perfeito
BH está tendo um verão bem nublado, que dá vontade de comer um bolinho fofo e saboroso. Eu queria um de baunilha e, de todas as receitas testadas, essa foi a favorita. Ótimo para acompanhar um chá ou ser comido com frutas frescas. Funciona também como base para bolos recheados ou em forma de cupcakes. A receita dá para uma forma pequena, como indicado abaixo. Se quiser fazer numa forma maior, considere dobrar as quantidades.


Receita levemente adaptada daqui.

Ingredientes

– 1 xícara + 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 2 colheres de sopa de maizena
– 1 e 1/4 de colher de chá de fermento
– 1/2 de colher de chá de bicarbonato em pó
– 1/2 colher de chá de sal

– 2 ovos grandes
– 1/2 xícara + 1 colher de sopa de açúcar
– 1 e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha puro
– 1/2 xícara de óleo
– 1/2 xícara de buttermilk (nada mais é do que o leite talhado. Para fazer, na xícara que for medir, acrescente 1/2 colher de chá de vinagre ou suco de limão e complete com o leite até a metade. Deixe por cerca de 10 minutos até que t

Como faz

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma quadrada de 20 cm de diâmetro.

2. Peneire juntos, por três vezes, a farinha, a maizena, o fermento, o bicarbonato e o sal. Isso ajuda a deixar o bolo mais fofo. Reserve.

3. Na batedeira, bata os ovos por cerca de 40 segundos. Adicione o açúcar e bata mais, cerca de 30 segundos. Ainda batendo, junte o óleo e a baunilha.

4. Com a batedeira na velocidade baixa, adicione metade da mistura de farinha, bata, depois metade do buttermilk. Em seguida, junte o restante da farinha e o restante do buttermilk. A mistura fica bem rala.

5. Derrame na forma preparada e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que um palito espetado no centro saia seco.


Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Marina, sua descrição da chuva está perfeita! até senti o cheiro e ouvi o plim, plom, plam. 🙂 tenho sentimentos confusos com relação à essas chuvas tropicais–temor e fascinação [e um toque de saudade]. um beijo.

Comente!