Último suspiro do inverno + bolo invertido de maçã


“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.” ~ Cecília Meireles

***

Bolo (muito fácil!) invertido de maçã
Acrescentei o “muito fácil” aí em cima porque achei que o “invertido” podia dar a impressão de ser algo complicado. Mas essa receita é muito simples; não precisa de batedeira e a maçã pode ser substituída por outra fruta. É um bolo rústico e bem perfumado, perfeito para um café da manhã ensolarado.

Receita da Fer do Chucrute com Salsicha, que ela viu na Tia Martha.

Ingredientes

– 1 xícara de açúcar mascavo
– Fruta da sua preferência – eu usei duas maçãs (uma Fugi e uma Granny Smith), mas poderiam ser pêras, pêssegos, abacaxi…
– 1 xícara de farinha de trigo branca
– 1/2 xícara de farinha de trigo integral
– 1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1/2 colher de chá de sal
-1/3 xícara de óleo vegetal
– 3/4 xícara de buttermilk*
– 2 ovos grandes (se seus ovos estiverem pequenos, use 3)
– 1 colher de chá de extrato de baunilha

Como faz

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com óleo o fundo e as laterais de uma forma redonda de 23cm de fundo removível. Corte um círculo de papel manteiga para forrar o fundo. Unte por cima do papel novamente.

2. Espalhe 1/4 da xícara de açúcar no fundo e acomode as frutas cortadas em fatias grossas por cima.

3. Em uma tigela média, peneire as farinhas, o bicabornato, o fermento e o sal. Misture com um batetor de arame ou uma colher de pau até que esteja homogênio.

4. Em outro recipente grande, bata bem com o batedor de arame ou com a colher o restante do açúcar, o óleo, o  buttermilk, os ovos e a baunilha.

5. Despeje a mistura líquida aos poucos na vasilha com a farinha e vá mexendo até que se forme uma massa lisa.

6. Despeje a massa sobre a forma preparada e leve ao forno baixo por 40 minutos ou até que esteja firme e dourado e um palito saia seco ao ser espetado no centro. Tire do forno e deixe esfriar bem. Remova as laterais da forma e vire o bolo numa travessa. Remova o papel manteiga de cima e sirva.

* Para fazer uma xícara de buttermilk, é preciso colocar 1colher de sopa (15 ml) de vinagre ou suco de limão na xícara, completar com leite e deixar descansar por 10 minutos. Como a receita pedia 3/4 de xícara, pequei um recipiente graduado, adicionei duas colheres de chá (10ml) de vinagre de vinho branco e completei até chegar a 3/4.

Adendo:

Esse bolo ficou muito mais gostoso depois de algumas horas na geladeira!

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Mario C. disse:

    Foi-se o tempo em que eu ganhava um pedaço de tudo que aqui aparecia…

  2. Flávia Dorado disse:

    Nossa, que delícia Nina!
    Aproveito para pedir uma recetinha ruliça para quem mora sozinho… posta uma aí, vai…
    Beijos!

    • marina maria disse:

      Flá, tem muita receita aqui facinha pra quem mora sozinho! O suflê, o franguinho, a massa de moranga e gorgonzola… vai aproveitando essas! Mas prometo que vou focar mais nas receitas facinhas que dá pra fazer pra um ou dois, ok? Beijo!

  3. Déa Lúcia disse:

    Para você que nasceu na primavera e fez dela uma filosofia de vida meu abraço de mãe coruja. O bolo é sensacional. Tem gostinho de beijo de criança de boca cheia. Continue a fazer muitas receitas, pois sou previlegiada por experimentar de tudo. Beijos

  4. Marina, que legal que você fez o bolo. mas acho que você está confundindo as Fers. Eu [do Chucrute com Salsicha] sou a Fer Guimarães Rosa. 😉 beijo!

    • marina maria disse:

      Fer do céu! Me descupa! É que tinha acabado de ler uma receita no blog da outra Fer e me confundi. Perdoa essa cabeça confusa. Ja mudei lá! Beijo

Comente!