Um “até logo” com o melhor bolo de chocolate

Partir, andar, eis que chega
É essa velha hora tão sonhada
Nas noites de velas acesas
No clarear da madrugada
Só uma estrela anunciando o fim
Sobre o mar, sobre a calçada
E nada mais te prende aqui
Dinheiro, grades ou palavras
Partir, andar, eis que chega
Não há como deter a alvorada
Pra dizer, um bilhete sobre a mesa
Pra se mandar, o pé na estrada
Tantas mentiras e no fim
Faltava só uma palavra
Faltava quase sempre um sim
Agora já não falta nada

Herbert Vianna

É agridoce quando alguém querido parte. Dá uma sensação de alegria pela jornada que se inicia e um geladinho no coração da saudade nascendo. Hoje estou dizendo “até logo” para uma grande amiga, a Flavia, que vai se mudar de BH para Brasília. Somos amigas desde os 14 anos e fomos ensaiando a distância aos poucos: primeiro era só três quarteirões, depois aumentou para alguns bairros, e agora um punhado de cidades. Mas o amor continua sempre o mesmo. Para tornar sua partida mais doce, resolvi fazer esse bolo de chocolate, que comemos juntas, rindo das lembranças que tecem nossa amizade.

***

O melhor bolo de chocolate

Tenho obsessão com algumas receitas e bolo de chocolate é uma delas. Essa receita, depois de algumas adaptações, virou minha favorita porque equilibra bem umidade, doçura e densidade do sabor. E, o mais importante, o bolo é gostoso simples, servindo perfeitamente para um chá da tarde, mas também aceita muito bem coberturas, virando uma opção ótima para uma ocasião especial.  A foto não faz jus, mas acredite: essa é pra anotar no caderninho e deixar para os netos.

Ingredientes

– 2 ¼ xícaras de  farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– ¾ de xícara de cacau em pó
– 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 1 colher (chá) de sal
– 1 xícara de chá de buttermilk*
– ½ xícara de óleo vegetal (de preferência de girassol ou canola)
– 2 ovos grandes em temperatura ambiente (se seus ovos forem pequenos, use três)
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– 1 xícara de café coado, sem açúcar e quente

*Buttermilk é também conhecido como leitelho. Para fazer em casa, para cada xícara que a receita pedir, coloque 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre branco no recipiente que for usar para medir e acrescente leite integral (tem que ser integral!) até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar para dar tempo do leite talhar.

Como faz

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre com papel manteiga o fundo de uma forma redonda de 25 cm (ou duas de 20 cm, caso queira fazer o bolo recheado). Unte as laterais e o fundo do papel e enfarinhe.

2. Numa tigela, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Adicione o açúcar e misture com uma colher até que fique homogênico.

3. Em outra tigela, use um batedor de arame para misturar os ovos, o leite talhado, o óleo e o extrato de baunilha, apenas até que estejam bem misturados. Junte os ingredientes secos aos poucos, enquanto mistura, e por último coloque o café, batendo só até que esteja tudo incorporado. Não se assuste, a massa fica líquida mesmo.

4. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que um palito saia seco ao ser espetado no centro do bolo. Como a massa é bem liquida, ela pode demorar mais dependendo do seu forno.

5. Espere amornar, passe uma faquinha pelas laterais para ajudar a soltar e deixe esfriar na forma por uns 20 minutos. Desenforme sobre uma gradinha, retire com cuidado o papel manteiga do fundo, deixe esfriar completamente e sirva.

Dicas

– Já fiz essa receita com o leite normal (sem talhar) e com iogurte e também dá certo, mas minha versão favorita ainda é com o buttermilk.
– Se quiser um bolo mais úmido – e aí não aconselho usá-lo para rechear em camadas – diminua 1/2 xícara da quantidade de farinha, usando então 1 3/4 xícara em vez de 2 1/4.
– Se você não gosta de café, não se preocupe: o sabor do café coado é imperceptível no bolo, serve apenas para intensificar o gosto de chocolate. Se mesmo assim você não quiser usar de jeito nenhum, substitua por água quente.

Você pode gostar...

28 Resultados

  1. Angela S disse:

    Eu fiz essa receita nesse final de semana… E meu Deus! que bolo é esse???
    Molhadinho, textura incrível, sabor maravilhoso. Tá, achei um pouco sem doce, mas como cobri e coloquei recheio ficou divino. Recomendo!

  2. Lidiane disse:

    Fui fazer um chantilly e o creme de leite virou manteiga… desastre? Quase! Fui pra internet pesquisar e eis que encontrei essa receita que usa o tal do leitelho. Que bolo delicioso!!! De desastre a sucesso!!! Adorei o café na massa, ficou uma cor linda. Magnífico!!! Só diminuí a quantidade de açúcar para 1 xícara, mas é porque todo bolo que faço só coloco uma xícara. Valeu!!!

  3. Raquel disse:

    Minha primeira receita do site, que adorei desde que conheci. Fiz esse bolo hoje e só digo que é sensacional! O melhor que já fiz de chocolate. Cortei um pouco do açúcar porque sou acostumada com pouco doce. Ficou fofinho e úmido na medida certa. Pra guardar pra vida!

    • Marina Maria disse:

      Raquel, eu também acho a receita desse bolo preciosa! Dessas que quero deixar pros meus netos… rsrs. Me conta uma coisa, você cortou quanto de açúcar? É bom saber que ele funciona também com menos! Um beijo!

      • Raquel disse:

        Buscando de novo a receita pra fazer o bolo hoje, depois de 7 meses com meu bebê no colo, vi seu comentário rs. Coloco uma xícara de açúcar, pois aqui em casa gostamos mais do amargo mesmo, e fica ótimo! Meu marido come quase metade de uma vez! Beijo!

        • Marina Maria disse:

          Também estou testando receitas com menos açúcar por aqui, Raquel, na próxima vou seguir sua quantidade então. Obrigada! Um beijo pra você, pro marido que comeu a metade e pro bebê sprtudo que tem mãe que faz bolo de chocolate. <3

  4. Claudia disse:

    Fiz hoje de manhã e trouxe pro trabalho e está deixando todo mundo super feliz! Fiz em forminhas pequeninhas de muffins.
    Além de bom, achei super fofinho e molhadinho. Certo que farei mais vezes!

  5. Cintia Tolentino disse:

    Dá pra fazer sem o papel manteiga?

    • Marina Maria disse:

      Dá sim, Cintia, é só untar e enfarinhar bem. Mas fica a minha dica de comprar um papel manteiga na próxima ida ao supermercado – ele facilita muito na hora de desenformar e, no caso específico do bolo de chocolate, evita aquela película branca deixada pela farinha.

  6. Juliana disse:

    Eu fiz sábado. O bolo realmente tem uma textura incrível, molhadinho no medida certa. Eu não fiz cobertura e num primeiro momento achei que faltava mais açúcar no bolo, porém conforme fui acabando com o bolo rs, vi que não faltava nada! Maravilhoso.

  7. Jaqueline disse:

    Nina, estou fazendo esse bolo neste momento!!!!
    A massa é deliciosa (sim! Sou dessas de passar o dedão na vasilha com o resto de massa crua rsrs)
    #wishmeluck

    • marinamaria disse:

      Haha eu também experimento massa crua… Acho que é o melhor indício de se o bolo vai ficar bom ou não 😉 Espero que tenha ficado uma delícia! Um beijo!

      • Jaqueline disse:

        Ficou lindo, Nina! E uma delícia! Fofinho, úmido e saboroso! Realmente achei que o café (e a essência de baunilha) deu um toque todo especial a esse bolo! A mistura cheira longe e o bolo assando tb! Mto bom mesmo! Obrigada por compartilhar essa receita e por me ajudar a despertar essa cozinheira em mim rsrs. Bjo

  8. Adorei saber que temos o mesmo bolo de chocolate preferido! hehe Sinal de que a receita é boa mesmo, né Marina?
    bjo e boa semana!

  9. Flávia Dorado disse:

    Ah Nina, só agora lí o seu post… eu já estava me recuperando do e-mail e agora volto a chorar tudo denovo! Quase que dá uma massa de chocolate! O seu bolo foi um alívio que durou pouco; só a sua presença faria o meu domingo feliz!
    Te amo amiga!
    Um beijo apertado – tem jeito?

    • marina maria disse:

      Ô Flá, não era pra chorar não, pode deixar que levo mais bolo quando for te visitar!
      Nos veremos em breve, passará mais rápido do que imaginamos!

      Um beijo grande!

  1. 22 de novembro de 2012

    […] O melhor bolo de chocolate (com cobertura) Já falei sobre meu bolo de chocolate favorito aqui. Essa receita é bem parecida com aquela, mas resulta num bolo mais úmido (e por isso um pouco […]

  2. 19 de julho de 2013

    […] 1. Bolo de chocolate […]

  3. 8 de maio de 2014

    […] – O melhor bolo de chocolate Depois que a gente encontra o bolo de chocolate perfeito o mundo parece um lugar bem mais legal. Isso já posso cortar da minha lista! […]

  4. 30 de setembro de 2014

    […] Esse bolo continua sendo meu favorito, não só pela versatilidade, mas porque tem um sabor bem marcante de chocolate. O café na massa é o pulo do gato: imperceptível no gosto, mas essencial para balancear o doce e intensificar o cacau. […]

  5. 14 de janeiro de 2016

    […] de Chocolate”. Quando comecei a ler os ingredientes, percebi que são praticamente os mesmos do meu bolo de chocolate favorito. Só que na sua receita tem “leite de vaca” no lugar do leite talhado e água quente no lugar […]

Comente!