Felizes e casadinhos

Depois de oito anos juntos, aquele parecia um dia como qualquer outro – o cachorro da vizinha ainda latia, a geladeira estava vazia, a pia precisava de conserto – mas essa era uma data única. Por isso acordaram ansiosos, como criança no dia de Natal, com frio na barriga de quem sabe que algo muito bom está por vir. Arrumaram as roupas, o cabelo, os sapatos.

A caminho do cartório, de mãos dadas, conversavam sobre quantos e quais leões precisaram matar para permanecerem um casal. E como tudo tinha valido a pena para que esse dia chegasse. Diante de 150 pessoas e com lágrimas escondidas no canto dos olhos, eles se casaram.

Após assinarem o livro de registro de matrimônio, Luiz e Sérgio saíram emocionados do cartório. Trocaram um demorado beijo e brindaram com uma taça de champanhe. “Agora, somos a família Souza Moresi”.

(essa mini-crônia teve inspiração em um grande acontecimento)

***

Casadinhos
Essa massa de biscoitos é uma das melhores que já testei (e eu já fiz dezenas). Eu fiz alguns bem pequenos para serem os casadinhos e outros maiores para serem comidos simples, que são também uma delícia – uma mistura de biscoito amanteigado com sequilho, ótimo para acompanhar o chá ou café.

Receita da Gisele Pena, publicada no blog da Glau.

Rendimento: cerca de 80 casadinhos

Ingredientes

– 1 xícara de açúcar refinado

– 1 e 1/2 xícara de manteiga

– 2 gemas (faça suspiros com as claras!)

– 1 colher de sopa de extrato de baunilha

– 1 pitada de sal

– 1 xícara de chá de amido de milho

– 2 xícaras de farinha de trigo

Para rechear:

– Goiabada ou alguma geléia de sua preferência

– Açúcar de confeiteiro

Como faz

1. Pré-aqueça o forno a 250 graus e forre duas assadeiras grandes com papel manteiga (você terá mais de duas fornadas, mas as duas assadeiras agilizam o processo). Eu gosto de usar as costas das assadeiras, ou seja, viradas de cabeça para baixo. Acho que assim os biscoitos assam mais uniformemente.

2. Coloque todos os ingredientes num recipiente e amasse com as mãos até que a massa fique lisa e homogênia (pode também ser feito na batedeira, mas não bata demais: é apenas para misturar).

3. Faça bolinhas bem pequenas, do tamanho de um bola de gude. Disponha-as na assadeira com espaço de dois dedos entre elas e pressione cada uma com os dedos para dar uma leve achatada.

4. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que as bordas comecem a dourar.

5. Depois de frios, recheie os biscoitos e passe-os no açúcar refinado. Guarde-os em potes ou latas bem fechados.

Dica:
Se quiser abrir a massa com o rolo e usar um cortador de biscoitos ou um copo para obter biscoitos do mesmo tamanho, deixe a massa na geladeira por algum tempo, até que adquira uma conscistência mais firme.

Os biscoitos simples ficaram assim

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. kelly samara disse:

    Oi Marina boa tarde, ja fiz milhares de receita ,as unicas receitas que fica bom e apenas com amido de milho, mais com farinha de trigo, ficam muito duroo rsrsr n entendo o pq, vou tentar faze esse pra ver o que da! brigado pela receita, bjs

  2. Norma disse:

    Oi Marina…estava por ai e achei o seu blog e tenho que dizer…..
    A M E I !!!!!! Nunca soube descrever o que sinto na TPM e o que vc escreveu disse tudo….Gostei muito da maneira que vc escreve e das receittas então….nem se fala. Já to te seguindo …passa la no meu blog …vai me visitar. bjo !!!

    • marina maria disse:

      Oi Norma! Obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado e que compartilhe comigo do pensamento sobre a TPM – é bom não estar sozinha nesse assunto! hehe

      Farei uma visita sim, pode deixar!

      Beijoca!

  3. Patricia disse:

    Ola Marina,
    Vim visitar seu Blog atraves do simples assim e gostei muito muitoooo.
    Sou apaixonada por amanteigados, sao os unicos biscoitinhos que gosto (da familia toda de bolachas e biscoitos rsss) Esses estao lindissimos e ja me deu uma vontade de comer uns..rssss… uns nao um apenas rsss
    Beijos
    Paty

    • marina maria disse:

      Ei Paty, que bom ter a sua visita!
      Eu também adoro amanteigados, tenho uma receita que uso há muito tempo. Um dia posto ela aqui. Agora esses biscoitos ficam com um textura muito legal, amanteigado e crocrante, sabe? Experimenta e depois me conta!

      Beijoca!

  4. Oi Marina,
    Que delícia! Não sei o que é mehor, os seus textos ou suas receitas.
    Hoje, coloquei mais uma vez, uma receita sua no meu blog.Dessa vez foi aquela focaccia.Ficou uma delícia!
    Bj,
    Lylia

  1. 3 de dezembro de 2013

    […] – Casadinho – Biscoito de castanha-do-pará – Cookie triplo de chocolate – Cookies crocantes de aveia – Pain d’amande […]

Comente!