Bombocados para Aurora


Oi Aurora!

Hoje é o seu primeiro dia por aqui. Primeiros dias podem ser complicados, é tudo muito novo e meio desconfortável. E mudar de casa não é fácil. Eu sei que agora parece que o lugar que você morava antes era bem melhor, mais gostoso, quentinho e silencioso. Mas por aqui tem coisas bem legais também, você vai aprender aos poucos.

Por exemplo, daqui uns dois meses você descobrirá como é gostoso sorrir. Esse é o primeiro passo para experimentar um lado do mundo que vale muito a pena, que é o do humor. Um pouco adiante, irá reconhecer suas mãos e mais tarde os pés. É por meio deles que você sentirá o pelo macio de um gatinho, o cabelo da mamãe, as bolhas de sabão no banho, a grama molhada de chuva e o tapete felpudo do banheiro. Lá pelos seis meses, vai ganhar seus primeiros dentes! Será dolorido, mas valerá muito a pena. Eles te ajudarão a mastigar coisas deliciosas, desde os brinquedos dos seu irmão até o macarrão gostoso do papai.

Sabe, Aurora, antes de você nascer eu fiz esses bombocados para a sua mãe porque ela estava com muito desejo de comê-los. Mas fiz também pensando em você, pois no fundo esperava que já fosse se acostumando com esse tipo de coisa boa da vida que existe aqui do lado de fora.

Seja bem-vinda, querida.

Um beijo na ponta do seu nariz,

Marina.

***

Bombocados
Essa receita vem de um livro antigo, já sem capa (então não sei mais o nome). Lá diz que esse era o doce favorito do Juscelino Kubitschek. A receita é bem simples, só requer atenção no ponto do doce, mas nada complicado. O resultado vale muito a pena: bolinhos crocrantes e úmidos.

Rendimento: 10 bombocados grandes (fiz na forma de mini-muffins e renderam 20 e poucos)

Ingredientes

– 250 gramas de açúcar cristal
– 125 ml de água
– 100 gramas de coco fresco ralado
– 25 gramas de queijo parmesão ralado
– 1 + 1/2 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal (35 gramas)
– 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo (cerca de 30g)
– 3 ovos batidos

Como faz

1. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Distribua  formas de papel que podem ir ao forno nas cavidades da forma para muffins (se for usar formas de alumínio para empada, unte-as com manteiga).

2. Numa panela média, ferva o açúcar e a águar. Nesse ponto, abaixe o fogo para a temperatura mínima e junte o coco, mexendo até que fique homogênio.

3. Deixe levantar fervura e engrossar até o ponto de bala mole (coloque um pouco da massa num copo com água. Se conseguir pegar a massa nas mãos e formar uma bolinha macia, está no ponto).

4. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Adicione a farinha as poucos, mexendo a cada adição para não empelotar. Espere a mistura esfriar e adicione os ovos batidos.

5. Despeje a mistura nas forminhas enchendo até ⅔ delas. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que os bolinhos estejam dourados.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Ana disse:

    Prendada Vizinha,
    encharquei o teclado de tanto chorar! Quanta ternura em palavras…
    Tantas quantas haviam naquele bombocado, no bolinho de fubá recheado com goiabada reglados para o chá de bebê da boneca, no bolo de cenoura com cobertura de chocolate que trouxestes semana passada…
    Saiba que é um privilégio para Aurora saborear a sua doçura ainda dentro do meu ventre e através do meu leite.
    Se todas as vizinhas fossem iguais a você…
    Um cheirinho de bebê – de suas fãs: Ana e Loló

    • marina maria disse:

      Ana, é você que sempre me emociona, com seu sorriso largo e sempre lindo, que tenho certeza que a Aurora vai herdar.
      Fico muito feliz de ter conhecido vocês e fazer parte desse inicinho de vida da pequena. Quero que ela aprenda desde cedo a como é bom comer coisas gostosas! hehe

      Fiquei do lado de cá imaginando esse cheirinho de bebê… beijoca!

  2. Flávia Dorado disse:

    Que gracinha… que gostoso!

  3. livita disse:

    Que delicadeza Marina!!me emocionei… beijos!

Comente!