Quando é difícil mexer + tortinha de espinafre

Tem dias que só tenho vontade de ficar parada. Paradinha no mesmo no lugar, sem mexer nenhum músculo além dos necessários para viver. Sem pensar que preciso levantar do sofá porque estou atrasada e tenho que me vestir. Que preciso olhar para as roupas dependuradas e escolher alguma. Tirar do cabide, por o cabide de volta. Desabotoar botões, abotoá-los novamente. Vou ter que abrir minha bolsa e ficar olhando lá dentro, pensando no que estou esquecendo. Porque sempre estou esquecendo alguma coisa. Que vai ser necessário mover garfo e faca para cortar o brócolis.  Não quero pensar que vou ter que pegar a chave, virar no buraco da fechadura. Abrir a porta. Descer um lance de escada. Abrir outra porta. Andar 11 passos, passar pelo portão. E que preciso entrar no ônibus. E depois sair. Depois trabalhar. E fazer clic clic clic clic no botão do mouse  um milhão de vezes. Vou ter que levantar, desligar o computador e ir embora. E continuar me movendo até a hora de dormir. E vou mexer até no sonho. Queria sonhar que estava paradinha, sentada no sofá, ouvindo o silêncio.

E se for para mexer, que seja na cozinha.

***

Tortinha de espinafre
Essa torta é bem cremosa e tem uma casquinha por cima. É uma opção leve e saudável para o jantar ou para ser servida como acompanhamento. Acho que daria certo substituir o espinafre por brócolis, ou que sabe um refogadinho de cenoura e cebola.


Receita  da Cami, do Na minha Panela.
Rendimento: Duas porções

Ingredientes

– 1 maço de espinafre
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 caixa + 1/3 (200 gramas) de cream cheese
– 1 ovo
– 1 dente de alho picado
– ½ xícara de parmesão ralado
– Pimenta e sal à gosto

Como faz

1.Pré-aqueça o forno a 200 graus e unte com manteiga dois ramequins, ou potes que possam ir ao forno, ou ainda uma travessa pequena.

2. Desfolhe o espinafre. Leve as folhas e o azeite para uma frigideira grande com tampa. Se não tiver uma grande, faça em duas levas. Misture as folhas e abafe com tampa, para que o espinafre murche. Reserve.

3. Em um tigela, misture o ovo, o cream cheese, o queijo parmesão ralado e o alho picado. Deixe tudo bem homogênio.

4. Depois de frio, pique o espinafre (uma vez me disseram que se cozido picado, o espinafre perdia nutrientes, por isso eu pico depois) e junte-o à mistura de cream chesse. Prove para saber como está o sal – o parmesão costuma ser salgado. No meu caso, adicionei uma pitada de sal e 3 gotinhas de molho de pimenta Tabasco.

5. Distribua o creme em ramequins e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Cami disse:

    pq tem dias que realmente só dá vontade de se mexer só se for pra cozinha… e essa tortinha é uma delicinha né? :-*

    • marinamaria disse:

      Ei Cami, que delícia receber sua visita! Essa tortinha já apareceu na minha cozinha tantas vezes que preciso tirar uma foto nova, decente, que faça jus ao tanto que ela é gostosa =) Um beijo!

  2. Flávia Dorado disse:

    Nina, sabia que eu gosto de espinafre?? Vou fazer essa tortinha lá em casa. Aproveita e passa a versão “Alho Poró” dela…
    Bjim amiga! Já tô com saudade antecipada e acumulada!

    • marina maria disse:

      Com o alho-poró é só comprar um talo, desprezar as folhas s cortar o talo em rodelinhas. Refoque-as com um pouco de azeite num frigideira só até subir o cheiro. E aí prossegue a receita misturando com o creme cheese, etc! Se testar me conta como ficou. Beijoca!

  3. Lylia disse:

    Suas sugestões são sempre ótimas, Marina.
    Tenho espinafre na geladeira e vou usar nessa receita que parece muito boa.
    Bj,
    Lylia

  4. Por favor, Srta. Sal de Bolinha, o que são ramequins? Ass. Uma COmpleta Analfabeta Gastronômica. 🙂

  5. Mario C. disse:

    Até espinafre parece gostoso quando você faz!

Comente!