Mãe mutante + suspiros

Você pode cozinhar todos os dias, saber fazer macarons lindos, desossar um porco inteiro, se formar na Cordon Bleu, mas te garanto, tem coisas que só a sua mãe vai saber fazer. No caso da minha, isso tem a ver com poderes sobrenaturais, que sempre me fazem pensar que ela é meio mutante.

Primeiro que ela nunca se queima: ela tira coisas quentes do forno direto com a mão e prova o molho do macarrão sem soprar nem nada. E ela bate claras em neve até ficarem durinhas só com um garfo. Não tivemos batedeira durante muito tempo, pois minha mãe batia tudo na mão…

Quando eu era adolescente, via ela fazendo isso e achava que era super fácil. Até que fui eu mesma tentar, com uma receita de merengue para uma torta de limão. As instruções mandavam bater as claras em picos firmes e depois misturar com açúcar. Claras no prato, garfo em punho, lá fui eu: bati, bati, bati, bati, o mais rápido e com a maior força possível, bati mais, e nada. Só espumou. Bati mais e mais e mais e mais e aí a espuma ficou bem branca. Quase com cãibra no braço, pensei: “ah, tá bom”. E é lógico que deu errado. Como as claras não estavam no ponto, a cobertura ficou parecendo ovo frito em cima do creme de limão…

(“Iron Hands” – seria esse um bom nome para uma nova integrante dos X-Men?)

***

Suspiros
Suspiros nada mais são do que pequenos merengues, e aqui eu uso o modo francês de fazer. Eu usei raspas de limão no meu, mas dá para saborizar também com cacau, canela, essência de baunilha ou amêndoa, raspas de laranja, nozes bem trituradas…


Ingredientes

– Claras de ovos
– Açúcar

Para cada unidade de clara de ovo, você precisará de 3 colheres de sopa de açúcar refinado (a quantidade padrão é de 4 colheres, mas gosto dele menos doce). O açúcar de confeiteiro dá melhores resultados, mas se você não tiver, como eu não tinha, o refinado funciona também.

Opcional (medida para cada clara):

–  Raspas de 1/2 limã0

Como faz

1. Separe a batedeira e cheque se ela não tem nenhum resquício de água, gordura ou sujeira. Tem que estar bem seca e limpa.

2. Peneire o açúcar para se livrar de qualquer carocinho.

3. Quebre os ovos separando as claras das gemas. Certifique-se de que não há nenhum pedacinho de casca ou de gema nas claras. As gemas que sobrarem você pode usar no Semifreddo de Morango ou até incrementar um omelete ou ovo mexido.

4. Pré-aqueça o forno a 180 graus ou o mais baixo que tiver. Forre uma forma retangular com papel manteiga.

5. Na batedeira, bata as claras em neve em velocidade média até que estejam bem firmes: ao virar a tigela da batedeira, elas não devem sair do lugar. Adicione o açúcar e continue batendo até que vire um creme brlihante.Pegue um pouco do merengue na pá da batedeira e esfregue entre os dedos: se ainda der para sentir muito os grãos de açúcar, bata um pouco mais. Só tome cuidado para não bater por muito tempo, senão o ponto passa e a mistura fica mole demais.

6.  Se for adicionar raspas de limão ou outro ingrediente, faça-o nesse momento. Use uma colher para incorporar o ingrediente ao merengue.

7. Molde os suspiros com um bico de confeitar ou com duas colheres: com uma você pega uma porção do merengue e, com a outra, despeja a mistura na forma, moldando um pouco com a colher. Não é preciso deixar muito espaço entre eles, porque eles não crescem.Eu fiz alguns com o bico de confeitar e outros com a colher para mostrar como ficam.


8. Leve para assar e coloque uma colher de pau na entrada do forno, impedindo que a porta se feche totalmente. O forno entreaberto evita que a temperatura se eleve demais e o suspiro queime.

9. O tempo de preparo vai depender da quantidade de claras usadas. Para suspiros feitos com uma clara, o tempo médio de forno é de uma hora. Para saber, encoste levemente nos suspiros: se sentir que ja formaram uma casquinha por fora,estão prontos. Espere que eles esfriem completamente e solte-os da forma.

 

 

13 Resultados

  1. Bel disse:

    Menina, minha mãe também batia clara em neve na mão. Já tentei, mas desisti. Agora, tirar coisa do forno sem se queimar? Sua mãe é muito ninja! Muito legal seu blog ;)))

  2. Marcela disse:

    Mães tem super poderes na cozinha! Adorei o blog! E obrigada por acompanhar o 2byfood. Vamos trocar links? Bjs

  3. Flávia Dorado disse:

    Nina, esse suspiro na sexta-feira quebra com o nosso regime! rs.

  4. Flávia Dorado disse:

    Deinha e seus super poderes! Alguns eu já conheço, timo sua calma constante. Já os culinários, a Nina tem a quem puxar então…
    Beijos!

  5. Déa Lúcia disse:

    MUTANTE
    Acho melhorar colocar mãos de anjo, pois seu suspiro ficou divino. Tô querendo mais. SUCESSOS

  6. bater clara em neve com garfo é coisa de super heroína mesmo! 🙂
    beijo pra sua mãe, aka Iron Hands, e pra você.

  1. 24 de agosto de 2011

    […] – 2 gemas (faça suspiros com as claras!) […]

  2. 16 de setembro de 2011

    […] tive diversos desastres na cozinha. Um deles eu já contei aqui, inclusive, da torta que era pra ter marshmallow assado por cima mas acabou com algo parecido com […]

Comente!