Sexta é dia de fofura e biscoitinhos de parmesão

(momentos favoritos: o sorriso dos dois em 1:04 e em 2 :38, quando ela encaixa um bocejo no refrão da música…)

Bom fim de semana!

***

Biscoitinhos de parmesão

(Aproveite que o fim de semana tá chegando e faça esses biscoitinhos para os amigos ou para o lanche “das quiança”. A preparação é simples e o cheiro que sai do forno enquanto estão assando é delicioso. Dá para fazer com antecedência e deixar na geladeira por algumas horas ou então congelar. E não vale usar parmesão de pacotinho: tem que ser ralado fresco!)

Ingredientes

– 1 xícara de farinha
– 3/4 de xícara de parmesão ralado (lembrando: não vale o de saquinho!)
– 1/2 colher de chá de pimenta do reino de preferência moída na hora
– 1/2 xícara (100 gramas) de manteiga gelada cortada em cubos
– 3 colheres de sopa de leite gelado

Como faz

1 – Se tiver um processador, bata a farinha, o queijo e a pimenta. Depois adicione a manteiga e bata até que a mistura fique com a conscistência de uma farofa grossa. Adicione o leite aos poucos e bata mais até que a misture vire uma massa mesmo. Talvez não seja necessário usar todo o leite.

2. Se não tiver processador, coloque os ingredientes secos num recipiente e vá misturando com o auxílio de uma colher. Depois adicione a manteiga e amasse com as mãos até virar uma mistura granulada. Ponha então o leite aos poucos, até o ponto em que a massa solte das mãos.

2- Numa superfície lisa e limpa, coloque a massa em cima de um pedaço de filme plástico. Com a ajuda do próprio filme, molde a massa até que forme um cilindro de 4cm de diâmetro. Feche bem as pontas, torcendo o filme plástico. Deixe na geladeira durante por algumas horas, até que a massa esteja bem dura ao tocar. Se for congelar, antes de assar tire a massa do o freezer e deixe descansar 15 minutos antes de cortar o cilindro no formato dos biscoitos.

3 – Pré-aqueça o forno por 15 minutos à 180°C e forre duas assadeiras com papel manteiga.

4- Retire o cilindro de massa do filme plástico e corte os biscoitos com uma faca – aqui você pode escolher cortá-los mais finos, como eu fiz, e ficarão bem crocrantes. Ou então corte-os com cerca de 3mm de espessura e ficarão mais quebradiços ao morder.

5 – Asse por volta de 10 minutos, checando se o fundo dos biscoitos está douradinhos. Deixe esfriar na própria forma e sirva.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. marina maria disse:

    Obrigada pela Visita Flávia! Fico honrada =)

  2. Gostei do comentario sobre o queijo parmesão!! 🙂
    Parabens pela inicitiva de criar um espaço teu! Voce vai ver como é gostoso cozinhar e compartilhar !
    Um bj
    Flavia

  3. Mario C. disse:

    Café das manhã dos campeões!

Comente!