Sonhos esquisitos e um bolo delícia de maracujá

1. Estava presa num prédio infestado de zumbis, percorrendo as escadas loucamente e à procura de um banheiro para me esconder (o que é uma estratégia de sobrevivência totalmente errada em um apocalipse zumbi). Um dos zumbis era o Fausão. E ele estava atrás especificamente do meu cérebro.

2. Eu era um caracol amarelo dentro de jogo de videogame, e quando o jogador me atacava, eu ia mudando de cor. Quanto mais roxa eu ficava, mais ia desaparecendo.

3. Era de noite e eu estava na casa na minha avó. Daí o Satangos (sim, aquele do Jaspion) veio me buscar. Ele me “pinçou” pela blusa e me colocou na sua mão gigante. Eu fiquei com muito medo porque achava que naquela hora o Jaspion ia estar dormindo e não ia poder me salvar.

4. Eu era simplesmente uma luzinha vermelha que ficava voando à noite entre as árvores de uma floresta, tentando encontrar a direção para a cidade.

5. Fui na feira comprar maracujás para fazer um bolo, mas quando abri os maracujás, por dentro eles eram laranjas. Aí, pela lógica, voltei no mercado e comprei laranjas. Mas por dentro elas eram kiwis. Testei várias frutas até descobrir que o melão era maracujá dentro, e eu pensei “beleza, então não vou precisar comprar quatro maracujás para a receita – só um melão vai dar”.

***

Bolo de Maracujá

O sabor de maracujá desse bolo é ideal: nem suave demais nem marcante em excesso. Ele tem uma textura firme e ficará gostoso mesmo se servido sem a calda. Mas você já sabe minha opinião sobre geléias…

Receita da Hellena Gaspareto encontrada no blog da Maria e levemente adaptada.

Ingredientes

Bolo:

– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara (ou 100 gramas) de manteiga com sal em temperatura ambiente
– 2 ovos
– 1/2 xícara de farinha integral e 1 xícara de farinha de branca*
– 1/2 xícara de suco integral de maracujá fresco **
– 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Calda:

– 1 xícara de geléia de maracujá.

Como faz

1. Pré-aqueça o forno a 180° e unte uma forma de 20cm com furo no meio ou então uma redonda do mesmo tamanho.

2. Em uma vasilha, peneire juntos a farinha e o fermento.

3. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar um creme fofo. Quando chegar nesse ponto, acrescente os ovos.

4. Continue batendo na velocidade máxima por cerca de três minutos, raspando as bordas da massa da tigela para que tudo fique incorporado. Se a mistura talhar, não se preocupe: continue batendo.

5. Mude a batedeira para velocidade mínima e vá adicionando, alternadamente, um pouco do suco de maracujá e um pouco da mistura de farinha e fermento. Bata até que tudo esteja incorporado e homogênio.

6. Transfira a mistura para a forma e asse em forno a 180º por mais ou menos 45 minutos ou até enfiar palito e sair limpo.

Observações

* Se você não tiver a farinha integral, substitua a quantidade toda por farinha branca. Mas fica a dica de começar a utilizar o máximo de produtos integrais na sua alimentação!

** O suco de maracujá fresco eu fiz assim: bati a polpa dos maracujás no processador e depois coei a mistura, medindo até chegar à ½ xícara. No meu caso foi preciso de um maracujá e meio.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Maracujá é dos deuses né?
    E a farinha integral dá um toque especial!
    Beijos,
    Lena

  1. 19 de julho de 2013

    […] 8. Bolo de maracujá […]

Comente!